-
Arquitetos: TAU Arquitetos
- Área: 38 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Carvalho Europeu, DallePiagge, Rebi do Brasil, link, puntoluce
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reforma de um apartamento de 38m² em São Paulo, cujo principal objetivo foi otimizar o espaço e trazer amplitude através da marcenaria e materiais.
Para isso decidimos trabalhar com linhas e móveis que se estendem longitudinalmente no espaço, integrando áreas antes separadas como a sala e a varanda. Nesse novo ambiente amplo, o piso é responsável por setorizar a área destinada a cozinha e serviços, onde aplicamos um ladrilho hidráulico azul. Já na área social onde temos escritório, sala de estar e uma mesa para refeições, recebe piso de carvalho natural que se estende até o quarto. A paginação do ladrilho hidráulico forma um desenho em V, relacionando-se com o recorte também em V (chevron) do piso de madeira.
Acompanhando essa configuração estão dois móveis que servem essa áreas e desempenham diferentes funções ao longo de sua extensão. Para os serviços, desenhamos um móvel bicolor onde a parte inferior da bancada é azul, associando-se com a cor do ladrilho, enquanto a parte superior é branca, da mesma cor que a pintura das paredes, criando dois planos que reforçam a amplitude do espaço.. A área social é definida por um móvel em L feito em madeira Tauari, que, define superfícies em diferentes alturas, para trabalho no escritório com uma estante acima, baixa para concentrar os aparelhos para TV e funcionar como banco a mesa de refeições. Além disso, possui duas portas de correr que separam e integram o quarto quando necessário.
Assim, o apartamento é todo reconfigurado através de poucos gestos mas com grande impacto espacial e visual. Tudo isso a partir de três componentes básicos: piso, marcenaria e a cor.